PT| EN| ES
O que é dureza da borracha? 02/08/2021

O teste de dureza é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastômeros e é a propriedade mais utilizada na indústria da Borracha. Como se trata de uma propriedade de carácter sensitivo, tornou-se relativamente popular para “definir” a qualidade e as propriedades da borracha.  Contudo, a dureza nem sempre reflete diretamente outras prioridades da borracha e não deve ser utilizada como modo de previsão da resistência ao desgaste ou a outra propriedade mecânica.

 A medida da dureza é baseada na resistência à penetração de um indentador (espécie de ponteira rígida) numa peça ou corpo de prova de borracha. Cada valor da penetração corresponde a um valor ou grau de dureza dentro de uma escala definida pelos Graus Internacionais de Dureza de Borracha, internacionalmente designada dureza IRHD – International Rubber Hardness Degrees.

 Representação do funcionamento do teste de dureza para borracha.

 Existem várias escalas de dureza de borracha, sendo as mais conhecidas:

  • As escalas utilizadas nas normas ISO (IRHD);
  • British Standard Hardness Number;
  • ASTM Hardness Number;
  • As escalas Shore (A, B, C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO-S, e R) (norma ASTM D2240-00);
  • Pusey & Jones;
  • Microdureza IRHD.

Existem, atualmente, variados tipos de aparelhos para medição de dureza, seja para utilização em laboratório, no processo produtivo ou em campo. Os mais usuais para a borracha são os da escala Shore A, analógicos ou digitais.

Na Gomasul temos um rígido controle de inspeção de dureza Shore A, com liberações durante o processo produtivo e também na inspeção final, através da utilização de equipamentos calibrados e equipe treinada.

Ver todas as notícias

PRODUTOS PERSONALIZADOS
PRODUZIDO DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Envie um e-mail Whatsapp

Receba nossas novidades

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR