PT| EN| ES
Conheça a história
da borracha

Um produto que é resultante do processo de coagulação do látex, substância extraída de algumas árvores tropicais e semitropicais, em especial a Seringueira (Hevea Braziliensis) e que percorreu um longo caminho até ser a matéria-prima principal da nossa solução.

1492 - O descobrimento

Cristóvão Colombo, descobridor da América, observou como os nativos, onde hoje é o Haiti, brincavam com bolas, que ao tocarem ao solo, subiam a grande altura e eram formadas por uma formadas por uma goma chamada Caoutchouc (que em língua indígena, significa “árvore que chora".

Quando voltou a Espanha, exibiu entre outros artefatos, essas estranhas bolas explicando que eram utilizadas por nativos da América. E lá mesmo ganhou o nome de "borracha", pois foi utilizado em substituição a borrachas de couro que serviam como recipientes para bebidas.

1736 - Surgem as primeiras ideias

Em visita a região amazônica, o cientista francês Charles Marie De La Condemine leva amostras da borracha com ele e revela: um estranho "leite" extraído de uma árvore é utilizado na fabricação de rústicos calçados, sacolas e brinquedos.

1750 - Primeiros passos como produto

Começa a produção de botas para o exército português, em Belém do Pará, em um processo rudimentar de industrialização da borracha.

1770 - Apagando antigos erros para traçar novos caminhos

A borracha começa a ser utilizada para apagar traços feitos a lápis.

1840 - Um novo patamar de utilização

O americano Charles Goodyear cria o processo de vulcanização. Nesse processo, o látex adquire maior elasticidade e resistência ao atrito misturado ao enxofre e submetido a alta temperatura. Goodyear afirmou: at mais notável qualidade desta goma (látex) é a elasticidade. Quando distendida, pode alcançar um comprimento igual a oito vezes o seu comprimento normal sem romper-se e voltando logo depois a sua forma original... não existe.

1888 - Tomando forma de produção em série

Por apresentar alta resistência ao desgaste, a borracha começa a crescer como produto, A industrialização chega a um novo estágio quando Dunlop inventa o pneu para bicicleta e logo depois começa a fabricar os pneus para automóveis.

1914 - 1918 - Primeira Guerra Mundial

Os alemães preocupados com o desabastecimento da borracha natural e sua fragilidade para determinadas situações, começaram a desenvolver borrachas sintéticas. Desse desenvolvimento, surgiram inicialmente as borrachas estireno-butadieno (SBR) e nitrílica (NBR) e foram utilizadas para fins exclusivamente militares, por sua resistência a abrasão e a óleos e graxas, respectivamente.

Hoje - O que essa descoberta representa para o nosso negócio

A descoberta desses primeiros elastômeros sintéticos foi um dos passos mais significativos para o desenvolvimento de inúmeras outras borrachas sintéticas que dispomos atualmente, bem como ingredientes cada vez mais elaborados para fins específicos, dando aos formuladores de borracha liberdade para criar compostos para artefatos de excelente qualidade e custos mais baixos.

PRODUTOS PERSONALIZADOS
PRODUZIDO DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Envie um e-mail Whatsapp

Receba nossas novidades

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR