PT| EN| ES
Importância da Reciclagem da Borracha 14/07/2022

Reciclagem da Borracha

O conceito de sustentabilidade tem atraído a atenção e o interesse público nos últimos anos. Entre os assuntos discutidos, o aumento de resíduos e a reciclagem tem sido pautas de discussões entre especialistas.

A reciclagem tem um papel de grande importância na redução dos impactos ambientais, uma vez que vários produtos apresentam potencial para serem reutilizados, sendo um deles a borracha.

 

Importância da Reciclagem da Borracha

A reciclagem da borracha pode proporcionar o reuso dos materiais feitos da mesma, podendo chegar a 100% de aproveitamento.

A borracha é um material que pode ser produzido naturalmente, da seringueira, ou sinteticamente, a partir de fontes de petróleo, nas duas condições, a decomposição é difícil.

Dentre as demais vantagens, a reciclagem de borracha proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. Já se tratando da indústria, a reciclagem da borracha pode apresentar a vantagem de diminuir os custos nos processos produtivos.

O uso de resíduos de borracha apresenta os seguintes benefícios: densidade reduzida, melhores propriedades de drenagem, melhor isolação térmica e acústica, maior elasticidade e durabilidade.

 

Redução na geração do resíduo

Antes de pensarmos em como vamos destinar nossos resíduos, devemos fazer uma análise criteriosa acerca de como podemos minimizar a geração desse resíduo. No caso específico da borracha, melhorias em moldes, máquinas, processos, compostos são de fundamental importância para que a geração do resíduo seja menor.

No entanto, em alguns processos, a geração é inerente. Mas, podemos trabalhar focando na “qualificação” desse resíduo, classificando e segregando ele de forma que possamos otimizar os processos subsequentes de reuso e reciclagem.

 

Tipos de processos de reciclagem e reuso de borracha

O resíduo de borracha pode ser vendido para ser usado na composição do asfalto de rodovias e ferrovias, quadras esportivas, nos setores da construção civil, composição de biomassa, indústria calçadista, autopeças, entre outros.

Outro processo que está em crescimento é a pirólise, onde a borracha é queimada em fornos com condições controladas, gerando óleo e negro de fumo, que podem ser reutilizados na própria indústria da borracha ou outros segmentos de forma segura.

A queima em fornos de cimenteiras também tem sido largamente utilizada, onde os resíduos de borracha servem como combustível para aquecimento dos fornos e as cinzas provenientes do processo são incorporadas ao cimento. Esse processo não deixa resíduos devido às altíssimas temperaturas utilizadas, restando apenas cargas minerais inertes.

Ainda há a possibilidade da realização de uma micronização, transformando a borracha em pó, para ela ser incorporada novamente em compostos. No entanto, há prejuízo às propriedades mecânicas ao adicionar pó de borracha, devendo ser sempre analisada a especificação do item para que esse composto atenda às exigências.

 

Como a Gomasul trata seus resíduos

Além do intensivo trabalho para minimizar a geração de resíduos, a Gomasul segrega os resíduos de borracha por tipo, também separando resíduos que contém outros tipos de material, como nylon ou partes metálicas.

Parte dos resíduos são encaminhados para processos destrutivos, como pirólise, coprocessamento em cimenteiras e uso em asfalto.

Parte dos resíduos são destinados de forma correta ao aterro da Proamb, onde são depositados de forma segura e controlada.

Ver todas as notícias

PRODUTOS PERSONALIZADOS
PRODUZIDO DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Envie um e-mail Whatsapp

Receba nossas novidades

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR